pH do solo
CENTRO DE CIENCIAS AGRARIAS
DISCIPLINA: HORTICULTURA
PROFESSOR: SETUBUO
ALUNO: DIOGO SALES DA SILVA
PH DO SOLO EM PLANTAS HORTÍCULAS
Teresina PI, 25 de fevereiro de2013
I) Um ponto fundamental na horticultura é o entendimento sobre as diferenças entre ações para o manejo de solo e ações de preparo do solo.
Manejar o solo hortícola significa "construir um perfil cultural", onde as plantas encontram um ambiente ajustado para o pleno desenvolvimento vegetativo e uma harmonia entre as propriedades físicas, químicas e biológicas.
Ações de manejo são estratégicas, e compõem um conjunto de diretrizes e procedimentos, cujas características positivas superam em muito as negativas, estabelecendo um balanço "positivo" permitindo a perenidade produtiva.
Preparar o solo hortícola significa "construir um leito" para o desenvolvimento fisiológico das plantas cultivadas, levando-se em conta os recursos tecnológicos, humanos e ambientais.
II) Principais indicadores para direcionar o manejo e preparo adequado na horticultura 1. Propriedades Químicas:
- pH;
- saturação de bases;
- teor de fósforo;
- teor de potássio;
- matéria orgânica.
2. Propriedades físicas
- textura;
- cor do solo;
- resistência à penetração;
- capacidade de retenção de umidade;
- densidade;
- porosidade.
3. Propriedades biológicas
- enraizamento no perfil;
- nematóides de solo;
- fungos de solo;
- pragas de solo;
- plantas infestantes.
III) O pH é o símbolo para a grandeza físico-química potencial hidrogeniônico ou potencial de hidrogênio, que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma solução aquosa.
O termo pH foi introduzido, em 1909, pelo bioquímico dinamarquês Soren Peter
Lauritz Sorensen (1868-1939) com o objetivo de facilitar seus trabalhos no controle de qualidade de cervejas (à época trabalhava no Laboratório Calsberg, da cervejaria homônima). O "p" vem do alemão potenz, que significa poder de concentração, e