pH - conclusão de experimento
Usando o indicador de fenolftaleína, pudemos ver substâncias ácidas ganhando uma coloração branca ou incolor e as substâncias básicas ganhando uma coloração um tanto quanto rosada.
Usando o indicador de azul de bromotimol, foi possível analisar as substâncias ácidas ganhando uma coloração amarelada, enquanto as básicas ganharam uma coloração azulada.
Usando, por fim, o alaranjado de metila, pudemos ver que as substâncias ácidas ganharam uma coloração avermelhada e as substâncias de caráter básico, ganharam uma coloração laranja.
Para sermos mais específicos na classificação de ácidos e bases, usamos, na primeira etapa da experiência, papel de tornassol azul e papel de tornassol vermelho, aplicando as devidas substâncias. Pudemos ver que os papeis que ficavam ou continuavam azuis eram considerados básicos, enquanto os papeis que ficavam ou continuavam vermelhos demonstravam a acidez da substância.
Na segunda etapa da experiência, usamos pedaços de papeis indicadores para termos uma noção mais próxima do caráter ácido-básico da substância. Foi possível analisar que:
- a água destilada tem o pH relativo à 7 (neutro);
- o refrigerante tem o pH relativo à 4 (ácido);
- o álcool tem pH relativo à 6 (ácido);
- a água com detergente tem pH relativo à 7;
- a água com sabão tem pH relativo à 10 (básico).