Pfsense
Na guia General:
Transparent Proxy: marcando essa opção o seu proxy será transparente. Não havendo a necessidade de configurações adicionais no navegador dos clientes.
Bypass proxy for these source IPs: Essa opção poderá ser preenchida caso haja a necessidade de um ou mais computadores na rede não passarem pelo proxy. Todo o acesso a esses dispositivos aqui cadastrados será liberados e não há nenhum tipo de filtro de acesso para esses endereços. Lembrem-se de usar o “ ; “ para cadastrar mais de um endereço.
Enabled Logging: Habilitar essa opção para geração de logs de acesso/bloqueio que será lido pelo pacote Lightsquid.
Clicar em Save
Na guia Cache Mgnt
Hard Disk Cache Size: Aqui preenchemos o tamanho total do cache que será armazenado no disco rigido. Alterar o tamanho da Cache de disco , digamos 3000 ou 4000 (3GB ou 4GB), para acomodar os arquivos cacheados no disco. Lembrado de que não é recomendado deixar ess e valor exceder o tamanho de 5000 (5GB) pois pode acaretar queda de desempenho.
Hard Disk Cache System: Sistema de arquivos que será usado pelo disco para armazenar os dados de cache. Deixe o padrão UFS.
Hard Disk Cache Location: Local de armazenament o do cache. Padrão /var/squid/cache.
Memory Cache Size: Tamanho reservado pelo sistema para alocar na mémoria os arquivos cacheados. Preencher esse campo com no máximo 50% de memória total de ser servidor. EX: servidor possui 1024MB de mémoria RAM. Nesse caso devemos usar no máximo 512MB de mémoria para cache. Lembre-se que Memory Cache Size e Hard Disk Cache Size são reservas de armazenamento porém trabalham de formas diferentes. Enquanto o primeiro armazena na mémoria RAM do servidor os arquivos cacheados o outro armazena em disco rígido os arquivos que são retirados da mémoria pelo squid.
Minimum Object Size: Tamanho minimo do obj eto que será armazenado na mémoria RAM para cache. Padrão “ 0 “.
Maximum Obj ect Size: Tamanho máximo do