Sociologia
Página 3
1. A escravidão no Brasil terminou, oficialmente, em 1888, com a promulgação da Lei Áurea, pela princesa Isabel.
2. Se a resposta for dada em sala de aula, ela pode ser variada, desde a afirmação de que a escravidão não existe mais no país até que, ainda hoje, há trabalho escravo. Se ela for dada depois da leitura do texto, os alunos deverão confirmar a existência de trabalho escravo no Brasil.
Página 4
1. Segundo a legislação trabalhista brasileira, Pedro, por ter menos de 14 anos de idade, não poderia trabalhar. Além disso, a função que ele exercia é considerada insalubre e de alto risco para a sua idade, e as condições de alojamento e de alimentação não eram adequadas para o exercício das suas funções. Além disso o desmatamento da Floresta Amazônica, para transformá-la em área de criação de gado, hoje tem sérias restrições ambientais.
2. Essa informação quer dizer que Pedro, de alguma forma, encontrava-se privado da condição de liberdade, ou seja, não podia, por alguma razão, deixar a fazenda onde trabalhava.
Páginas 4 – 5
1. A resposta deve expressar a compreensão do texto pelo aluno, especialmente sobre o seu ponto central, que se refere às novas formas de escravidão no Brasil contemporâneo.
1
GABARITO
Caderno do Aluno
Sociologia – 3a série – Volume 4
2. O texto aborda o aliciamento de pessoas por atravessadores que fazem promessas enganosas, levando esses trabalhadores para fazendas distantes. Lá, as condições de moradia e de trabalho são muito ruins e só então eles ficam sabendo que devem pagar não só as despesas com a viagem e o adiantamento feito às suas famílias, como são obrigados a comprar suas ferramentas de trabalho e pagar pela alimentação, tudo a um preço muito mais alto. O trabalhador, assim, fica retido por causa dessas dívidas e não pode deixar a fazenda, correndo o risco de sofrer agressões, ou até mesmo de morrer.
Exercícios
Página 6
Prática