PEÇA INQUERITO POLICIAL
__ DELEGACIA (SECCIONAL ___) DO MUNICÍPIO..................
................,brasileiro, solteiro, CPF _____, portador da cédula de identidade n.:______________ - SSP..., residente na rua _______________, por seu advogado abaixo assinado, procuração anexa, vem, à presença de Vossa Senhoria, expor e, posteriormente, requerer a instauração de INQUÉRITO POLICIAL, pelos fatos e fundamentos que se seguem:
I DOS FATOS
No dia ___ de ____ do corrente ano, o requerente foi acusado levianamente pelo Sr........, brasileiro, casado, residente e domiciliado em _________________ presente várias pessoas no local, de ter cometido crime de furto ao adentrar a residência de um outro cidadão morador da cidade.
O fato obviamente não corresponde com a verdade, portanto, o autor do fato acima qualificado cometeu, em tese, crime de calúnia, nos termos do art.., caput, do CP, sendo necessária a apuração dos fatos para uma adequada obtenção do suporte probatório necessário à propositura de ação penal privada.
II DOS FUNDAMENTOS
Agindo da forma acima descrita, o requerido (autor do fato) cometeu, em tese, o crime previsto no art.., do CPP.
III DOS PEDIDOS
Diante do exposto: Requer nos termos do art. 5º, parágrafo quinto, do CPP, a instauração do Inquérito Policial, o qual se requer seja, ao final, entregue mediante traslado ao subscritor deste requerimento nos termos do art. 19, do CPP.
Sugere-se, outrossim, a oitiva das testemunhas abaixo arroladas.
Nestes termos,
Pede e espera deferimento.
LOCAL E DATA.
Rol de testemunhas:
1) Qualificação;
2) Qualificação;
3) Qualificação;
Advogado assinatura
OAB/Nº ________ Ofendido/vítima:_________________________
Ofendido/vítima:_________________________
(caso opte por não colher procuração)