Peça ajuda aos seus amigos!
Nasceu na província francesa de Auvergne em 19 de julho de 1623, filho de Etienne Pascal, professor de matemática e de Antoinette Begon. Perdeu a mãe com três anos de idade. Suas extraordinárias qualidades de inteligência, reveladas desde os primeiros anos da infância, tornaram-se todo o orgulho do pai que tratou pessoalmente de sua educação, por ser o único filho de sexo masculino.
Pascal foi um prodígio matemático. Aos doze anos o menino mostrou muito talento para geometria e a partir dai sua inclinação passou a ser encorajada e admirada pelo pai que a principio não havia lhe dado acesso aos livros de matemática para que o filho pudesse desenvolver outros interesses.
Aos quatorze anos já participava de reuniões semanais com matemáticos franceses e aos dezesseis anos escreveu um trabalho sobre secções cônicas. Entre os dezoito e dezenove anos inventou a primeira maquina de calcular chamada de La pascaline , atualmente conservada no Museu de Artes e Ofícios de Paris, para calcular adição e subtração com a finalidade de aliviar o trabalho de seu pai como agente fiscal e aos vinte aplicou seu talento na física.
Em 1650, por esta com a saúde debilitada resolveu abandonar suas pesquisas e se dedicar a contemplação religiosa, porem três anos mais tarde retornou a matemática. Nesse período escreveu seu traite du triangle arithmétique, (tratado de triangulo aritmético) e conduziu diversas experiências sobre a pressão dos fluidos, e juntamente com Fermat lançou os fundamentos da teoria da probabilidade.
No fim de 1654 se salvou por um milagre num acidente de carruagem numa das pontes de Paris, que considerou um aviso divino e então voltou ás suas meditações religiosas No entanto em 1658, uma dor de dente o impediu de dormir para passar o tempo voltou -se ao estudo da cicloide (a curva traçada por um ponto da circunferência de um círculo rolante). Trabalho este muito rixa em propriedades matemáticas e físicas foi muito importante no