Petróleo
O presente trabalho tem como objetivo apresentar um elemento muito utilizado atualmente, desde sua origem e composição até suas funções e métodos de extração. O próprio nome já o define, vem do latim petra = pedra + oleum = óleo. É um líquido oleoso retirado de pedras (rochas) sedimentares subterrâneas. Esta riqueza natural já ganhou até o nome de Ouro negro, em razão da sua coloração e grandeza econômica, é a principal fonte de energia na atualidade. O fato de ser um recurso esgotável, aliado ao seu grande valor econômico, fez com que esse combustível se tornasse um elemento causador de grandes mudanças geopolíticas e socioeconômicas em todo o mundo. É formado por hidrocarbonetos (combinação de moléculas de carbono e hidrogênio) originado a partir de restos orgânicos depositados no fundo dos oceanos, que sofreram transformações físico-químicas ao longo de milhares de anos para dar origem a essa substância escura, viscosa e altamente inflamável.
A primeira forma descoberta foi o betume, que era aplicado nas civilizações antigas para tratamentos médicos, mumificação de corpos, construções, pavimentação de estradas, para fins bélicos, etc. Vários registros bíblicos fazem referência ao seu uso, como em Gênesis 6,14: "Betumerás com betume sua arca, tanto por dentro como por fora". Geralmente, o petróleo aproveitado pelas civilizações antigas era aquele que aflorava à superfície do solo. Uma das peculiaridades do petróleo é a migração, ou seja, se ele não encontrar formações rochosas que, por serem impermeáveis, o prendam, sua movimentação no subsolo será constante, com a consequente possibilidade de aparecer à superfície.
Os países ricos em reservas petrolíferas estão localizados no Oriente Médio e possuem, portanto, um território muito cobiçado, gerando uma constante disputa entre as nações para o seu domínio. Estados Unidos, Rússia, Irã, Arábia Saudita, Venezuela, Kuwait, Líbia, Iraque, Nigéria, Canadá, Cazaquistão, China e Emirados Árabes Unidos são