estudos
b) Karl Marx afirma sobre duas classes quais são? De que forma elas atuam na sociedade capitalista? Qual a relação entre elas? c) Max
Weber afirmou haver 3 dimensões,quando se analisa a estratificação social.
Quais são eles?
d)Davis
e Moore, ao falarem sobre as classes socias, citam ao que percebe, um principio. Qual é?
e)Qual o marco histórico do surgimento da desigualdade social no Brasil?
f) A desigualdade social brasileira se acentua em determinados grupos de pessoas.
Quais são os outros fatores/condições da população que essa desigualdade está
presente?
A SOCIEDADE CAPITALISTA E AS CLASSES SOCIAIS
Utiliza-se o termo “classe” para designar certos grupos sociais existentes na sociedade capitalista. Sendo assim, as sociedades capitalistas caracterizam-se pela apropriação da riqueza gerada pela sociedade, através da propriedade e da renda, e da sua capacidade de consumo.
A sociedade capitalista é a mais desigual se comparada a outros tipos. Uma minoria de pessoas se apropria de quase toda a riqueza produzida, expressa na renda, nas propriedades e também nos bens simbólicos expressos no acesso a educação e aos bens culturais como museus, livros, teatro, etc. a desigualdade pode ser observada na miséria de uns e riqueza de outros. O discurso produzido pelos que estão no topo da pirâmide social no capitalismo é de que todos têm as mesmas oportunidades de vencer e, portanto, de enriquecer. Este discurso é reproduzido incessantemente pelos mecanismos de poder e saber nas sociedades modernas para manter a dominação dos homens através de práticas políticas e econômicas de uma sociedade capitalista.
1º Quais são os elementos fundamentais para se pensar a questão da hierarquização nas sociedades contemporâneas?
2º O que você pensa sobre a frase: “Os capitalistas de hoje foram