Petróleo
Profº: Marcos – Química
REDAÇÃO
Combustíveis Fósseis: Petróleo
Não se sabe exatamente quando despertaram a atenção do homem, contudo o uso do petróleo é milenar. Na fase pré-histórica da utilização do petróleo, referências esparsas nos levam a crer que era conhecido do homem há 4 mil anos a.C. O petróleo era conhecido por diversos nomes, entre eles: betume, asfalto, múmia, óleo de rocha. Conhecido desde essa época dos egípcios e muito usado para, por exemplo contruções, na iluminação noturna e até no embalsamento de múmias. Alexandre, O Grande ficou maravilhado com o fogo que emanava de forma inextinguível do petróleo na região de Kirkuk (atual região do Iraque), onde atualmente há uma crescente produção petrolífera. O Petróleo era transportado, vendido e procurado como útil e precioso produto comercial.
O primeiro poço de petróleo foi descoberto na Pensilvânia, Estados Unidos, no ano de 1859, em uma região de pequena profundidade, 21 metros. Os maiores produtores mundiais de petróleo são Arábia Saudita, Rússia, Estados Unidos da América, Irã, China, Venezuela, Kuwait, Líbia, Iraque, Nigéria, Canadá, Cazaquistão e Emirados Árabes Unidos. No Brasil, a maior parte das reservas está nos campos marítimos, em lâminas d’água com profundidades maiores do que as dos demais países produtores.
Oleoso de origem fóssil, formado ao longo de milhões de anos no subsolo. Sua cor varia do negro ao âmbar e é muito rico em hidrocarbonetos (HC). Sua composição química deriva da combinação de átomos de carbono e hidrogênio. Substância inflamável, possui uma densidade menor do que a da água, e é atualmente a principal fonte de energia do mundo moderno. Teorias dizem que surgiu através de restos orgânicos de animais e vegetais depositados no fundo de lagos e mares, sofrendo transformações químicas ao longo de milhares de anos.
O óleo cru é formado basicamente de hidrocarbonetos, compostos de carbono e hidrogênio combinados em moléculas de