Petróleo e Indústria Petroquímica
E A
INDÚSTRIA PETROQUÍMICA
Eduardo G. Barroso Rocha
Matheus dos Santos Silva
Yasmin Marques Ayres
- 2º ano “C” Manhã -
A origem do petróleo
O petróleo tem suas origens ainda hoje desconhecidas, pois se encontra em uma camada muito profunda na crosta terrestre, onde o ser humano ainda não foi capaz de alcançar. Existem duas teorias que são hoje aceitas para explicar a origem do composto:
Teoria Biogênica ou Orgânica
Teoria Abiogênica ou Inorgânica
Sendo mais aceita a teoria Orgânica.
Teoria Orgânica
Segundo essa teoria o petróleo é uma mistura de hidrocarbonetos que ocorre naturalmente, mas hidrocarbonetos que são sintetizados pelos organismos vivos geralmente representam menos de 20% do petróleo. A parte restante dos hidrocarbonetos em petróleo é produzida por uma variedade de processos que convertem outro material orgânico aos hidrocarbonetos, como parte da maturação processa geralmente referido como diagênese (Formação do querogênio), metagênese e catagênese.
Diagênese: Logo após a decomposição, tem início a decomposição bioquímica da matéria orgânica, gerando metano. Com o aumento da pressão e da temperatura, a matéria orgânica é convertida em querogênio.
Metagênese: Com o aumento da pressão, o querogênio se transforma na maioria do óleo cru. Durante essa fase ocorre o craqueamento, convertendo moléculas grandes em menores e mais simples.
Catagênese: no estágio final de formação do querogênio e do óleo cru se forma o gás natural, principalmente o metano e o carbono residual é deixado na rocha-fonte.
Teoria Inorgânica
Sustenta que o petróleo é formado por processos não biológicos nas profundezas da Terra (crosta e manto). Isto contradiz a visão tradicional de que o petróleo seria um "combustível fóssil", produzido por restos de antigos organismos. O petróleo é uma mistura de hidrocarbonetos na qual o constituinte primordial é principalmente metano (molécula formada por um átomo de carbono ligado a quatro átomos de