Design Gráfico
A globalização existe há muito tempo, desde que teve início a evolução do mundo. A partir disso, devemos levar em conta não somente a era em que se iniciaram os avanços tecnológicos, mas também o início de tudo, com as grandes navegações de séculos atrás, onde começaram as trocas de mercadorias e culturas sem saber que existia um termo para denominar essa ação. Desde os tempos atuais, com tanta tecnologia presente e pronta para uso, pode-se dizer que a globalização trabalha mais para o capitalismo. Essa ideia teve início com o seguinte pensamento: países desenvolvidos estavam com o consumo interno saturado, precisavam de novos clientes, e por isso iniciaram a busca por outros mercados de interesse.
Como esperado, a globalização também tem efeitos negativos. Um deles é o desemprego. Por exemplo, aparelhos tecnológicos são enviados hoje para o mundo todo num tempo muito curto. A demanda é grande e exige rapidez. Para reduzir custos de mão de obra, abaixar preços no mercado e produzir mais em menos tempo, a tecnologia começou a tomar o lugar das pessoas. Hoje não temos mais o mesmo processo, genial então, da época da Revolução Industrial, onde cada funcionário desempenhava uma função, tornando o trabalho mais rápido. A tecnologia que pode ser facilmente adquirida por qualquer indivíduo que tenha interesse, consegue ir muito além e terminar o serviço desejado em menos tempo.
Outro fato relevante a respeito da globalização é a disseminação da cultura. Com a facilidade de comunicação entre diferentes países, continentes, enfim, mundos, tornou-se fácil também a transmissão cultural. Ou seja, diferentes culturas e costumes podem interagir em diferentes lugares, sem que seja necessária uma integração territorial. Por exemplo, o que no início da história era uma cultura unicamente brasileira, hoje pode estar espalhada pelo mundo inteiro, ao mesmo tempo em que o lugar de origem, muitas vezes, tenha mudado bastante a sua cultura, visto que há a fácil