Petróleo e gás
Segundo a Bíblia o petróleo teria sido usado na Torre de Babel e na impermeabilização da Arca de Noé. No século XIX iniciou-se a procura de fontes de iluminação alternativa. Nos EUA observaram a surgência de um óleo (óleo de pedra) ou petrum oleum ou petroleum. Cel. Edwin L. Drake descobriu perfurando 21 metros no solo o petróleo em 27/08/1859. Os Russos atribuem a descoberta uma década antes 1846 no Azerbayjão.
VISÃO GEOPOLÍTICA DO PETRÓLEO
O mundo depende do petróleo como principal fonte de energia e espera-se que dele dependa por muitos anos; A razão reserva/produção, calculada com base nas estimativas colhidas ente 1987 e 2006, teremos petróleo por mais 40 anos;
PRINCIPAIS RAZÕES DO PETRÓLEO SER A FONTE DE ENERGIA MUNDIAL
Preços competitivos se comparado com as demais fontes de energia; Alto poder calorífico de seus derivados, não envolvendo peigo se exposto ao ser humano; Reservas abundantes, embora distribuídos desigualmente; Grande parte da produção inicial a baixo custo; Facilidade de transporte, armazenamento e manuseio de seus derivados a tempratura ambiente. Versatilidade de aplicações, tanto para combustível como para outros fins; Atratividade econômica nos vários segmentos da indústria; Custo baixo das operações de comercialização e transporte, pela escala de seu parque industrial.
CONSIDERAÇÕES GEOPOLÍTICAS
É comum agruparem-se os países de acordo com parâmetros de produção, capacidade de refino, demanda por derivados, saldo exportável. Dessa forma observa-se que que as reservar estão concentradas em regiões diferentes das de consumo; Recomenda-se uma integração das redes de transporte e distribuição devido as grandes distâncias entre os pólos de produção e refino.
CHOQUES DO PETRÓLEO
Em 1973 explode a guerra Árabe-Israelense. Membros da OPAEP cortam de 5 a 10% da produção e decretam embargo para exportação EUA e Holanda; A OPEP decide quadruplicar o preço do petróleo causando o primeiro choque