Atps redes
Na sociedade atual, o computador tem tornado uma ferramenta imprescindível, e isso em vários ramos da sociedade, como o industrial, de entretenimento, de publicidade, de comunicações e até mesmo o de comércio (compra e vendas) apesar desse último citado ainda não ser uma prática realizada por grande parte das pessoas, umas por não considerar a operação segura (69%) e outros por não confiarem na qualidade do produto oferecido (26%).
O Brasil, segundo pesquisas do “Ibope Média”, vem sendo o 5° país mais conectado á internet, sendo que o percentual de brasileiros conectados aumentou de 27% para 48% entre 2007 e 2011.
Analisando a tabela abaixo, mostrando a porcentagem de casas com computador e acesso á internet, podemos entender que o número de casas com computadores, e os computadores com acesso á internet cresceram praticamente nas mesmas proporções, sendo que os dois casos tiveram mais que o dobro de crescimento entre os anos de 2001 e 2007.
Sendo assim, o tempo médio de navegação do brasileiro aumentou, sendo que o Brasil sempre esteve na liderança mundial. Com esse aumento considerável de acesso pelo brasileiro, a publicidade encontra uma ótima oportunidade de divulgação dos seus produtos e serviços, ficando apenas atrás do rádio e TV. Com todo esse aumento de usuários brasileiros, é inevitável que a venda de computadores não esteja aquecida e junto com as necessidades e avanços diários, vemos que a internet banda larga vem sendo altamente difundida entre os internautas brasileiros pois 13% dos internautas brasileiros tem uma velocidade de banda larga de 128 a 512Kbps a 2 Mbps; 27% usam 2Mbps a 8Mbps. Comparando com os números de Outubro/2011 percebemos a migração de usuários para velocidades superiores.
No Brasil, infelizmente a desigualdade social também faz parte do cenário do mundo digital. Os índices de acesso á internet nas regiões Sul (25,6%) e Sudeste (26,6%) contrastam com a região Norte (12%) e Nordeste