petroquimica
•
Se algum dia pudéssemos drenar toda a água dos oceanos e remover sua cobertura sedimentar, perceberíamos que grande parte da superfície terrestre é coberta com fluxos de lava. Ainda que a raça humana tenha convivido com atividades vulcânicas desde sua origem no "Rifte Vale Africano", somente há pouco tempo atrás começamos a compreender como a atividade vulcânica ocorre no nosso planeta. Ainda mais recentemente, a exploração do nosso sistema solar nos mostrou que o vulcanismo foi e tem sido também importante na origem inicial e subsequente evolução dos planetas e luas dentro do nosso sistema solar e adjacências. FORMAÇÃO
•
Os vulcões surgiram graças ao choque das placas tectônicas que formam a crosta terrestre, provocando fendas por onde o magma é impulsionado para fora .Ao contato com o ar a lava solidifica formando uma elevação chamada de corpo do vulcão.
•
Alguns vulcões são mais ativos do que outros. Pode se dizer que alguns estão continuamente em erupção, pelo menos no presente geológico. O Stromboli, situado nas Ilhas Lípari, na Itália, tem estado ativo desde a antiguidade. O Izalco, em El Salvador, está ativo desde sua primeira erupção, em 1770. Outros vulcões ativos de maneira constante estão numa cadeia, chamada Cinturão de Fogo, que rodeia o Oceano Pacífico. Na Cordilheira dos Andes, estima-se que existam mais de 60 vulcões que podem ser considerados ativos.
Nos limites divergentes:
O afastamento das placas facilita a ascensão de magma que se encontra na
Astenosfera, a camada situada logo abaixo das placas litosféricas.
Nos limites convergentes:
Na zona de subducção, a placa que mergulha está sujeita a elevadas temperaturas e pressões. As rochas fundem, e o material formado (magma) ascende até a uma zona onde se acumula – câmara magmática. Eventualmente depois sobe até à superfície e dá origem a um vulcão.
-
Rifte Vale Africano
Composição de um vulcão
•
Cratera vulcânica- local