Petroleo Bruto e Gas Natural
Este trabalho, realizado no âmbito da disciplina de Físico-Química, proposto pela professora Elsa Correia, é sobre a gestão sustentável dos recursos, mais exactamente sobre o petróleo bruto.
Iremos falar sobre a sua formação na natureza, dos seus processos de extracção do subsolo e do oceano, entre outros.
O petróleo é um recurso esgotável, visto que o seu tempo de formação na natureza é inferior ao seu tempo de utilização.
O petróleo bruto surgiu através de restos orgânicos de animais e vegetaisdepositados no fundo de lagos e mares, sofrendo transformações químicas ao longo de milhões de anos.
Petróleo
(Provem do latim petroleum, petrus = pedra e oleum = óleo, do grego πετρέλαιον [petrélaion], "óleo da pedra", do grego antigo πέτρα [petra], pedra + έλαιον [elaion] azeite, qualquer substância oleosa, no sentido de óleo bruto), é uma mistura de substâncias oleosas, inflamável, geralmente menos densa que a água, com cheiro característico e coloração que pode variar desde o incolor ou castanho claro até o preto, passando por verde e marrom (castanho). Trata-se de uma combinação complexa de hidrocarbonetos, composta na sua maioria de hidrocarbonetos alifáticos, alicíclicos e aromáticos, podendo conter também quantidades pequenas de nitrogênio, oxigênio, compostos deenxofre e íons metálicos, principalmente de níquel e vanádio. Esta categoria inclui petróleos leves, médios e pesados, assim como os óleos extraídos de areias impregnadas de alcatrão. Materiais hidrocarbonatados que requerem grandes alterações químicas para a sua recuperação ou conversão em matérias-primas para a refinação do petróleo, tais como óleos de xisto crus, óleos de xisto enriquecidos e combustíveis líquidos de hulha, não se incluem nesta definição.
Origem
O petróleo teve origem na decomposição de restos de sedimentos de seres vivos marinhos. Estes á medida que vão morrendo acumulam-se no fundo do meio marítimo onde se encontram. Mais tarde esses restos de seres vivos vão sendo