Fontes naturais de hidrocarbonetos
2. Petroleo bruto A palavra ≪petroleo≫ provem do Latim (≪petro≫=pedra; ≪oleum≫=oleo) e significa ≪pedra dura≫ e e encontrado em depositos subterraneos. O petroleo bruto encontra-se, sobretudo, em jazidas subterraneas. O petróleo é um recurso natural abundante, porém sua prospecção envolve elevados custos e complexidade de estudos. É também actualmente a principal fonte de energia, servindo também como base para fabricação dos mais variados produtos, dentre os quais destacam-se benzinas, óleo diesel, gasolina, alcatrão, polímeros plásticos e até mesmo medicamentos. Já foi causa de muitas guerras e é a principal fonte de renda de muitos países, sobretudo no Oriente Médio. Além de gerar a gasolina que serve de combustível para grande parte dos automóveis que circulam no mundo, vários produtos são derivados do petróleo como, por exemplo, a parafina, produtos asfálticos, nafta petroquímica, querosene, polímeros,solventes, óleos combustíveis, óleos lubrificantes, óleo diesel e combustível de aviação.
2.1.Origem Petróleo bruto é o termo para o óleo não processado. Ele também é conhecido apenas como petróleo. O petróleo bruto é um combustível fóssil, o que significa que ele é formado pelo processo de decomposição de matéria orgânica, restos vegetais, algas, alguns tipos de plâncton e restos de animais marinhos - ocorrido durante centenas de milhões de anos na história geológica da Terra. Os tipos de petróleo bruto podem apresentar cores diferentes, de claros a negro, assim como viscosidades diferentes, que podem ser semelhantes à água ou quase sólidas.
O petróleo bruto é o ponto de partida para muitas substâncias diferentes porque contem hidrocarbonetos.
2.2.Ocorrencia O petróleo é encontrado na natureza não como uma espécie de rio subterrâneo ou camada líquida entre rochas sólidas. Ele ocorre sempre