Introdução
Imagine como seria difícil a comunicação se não houvesse os telefones celulares para nos auxiliar. Essa pequena aparelhagem que cabe dentro do seu bolso é importantíssimo atualmente, não apenas só por ser um dos meios de comunicação mais eficaz do mundo, mas também por ser o único que nos dias de hoje é capaz de incluir um outro meio de comunicação dentro de si mesmo, a internet.
Você não acreditaria que que a mais de 40 anos nunca foi possível fazer uma ligação para alguém próximo de você com um aparelho sem afiação, e que não precisasse ficar em uma parede ou em cima de uma mesa.
O sistema ferroviário testou a telefonia móvel nos trens da ferrovia alemã no ano de 1918, entre as estações Berlim e Zossen
Ligações telefônicas via rádio eram feitas durante a Segunda Guerra Mundial. Transceptores de rádio portáteis existem desde a década de 40, quando os telefones celulares para automóveis passaram a ser oferecidos por algumas empresas telefônicas. Os aparelhos eram volumosos e consumiam muita energia, e a rede suportava apenas poucas conversas simultâneas.
Nos Laboratórios Bell, nos Estados Unidos, foi desenvolvido um sistema telefônico de alta capacidade, interligado por diversas antenas, sendo que cada antena era considerada como uma célula. Por isso o nome de "celular".
A Ericsson desenvolveu seu primeiro celular no ano de 1956, que se chamava Ericsson MTA (Mobilie Telephony A). O Ericsson MTA pesava cerca de 40 quilos e foi desenvolvido para ser instalado em porta malas de carros.
Sem saber muitos criticam a Motorola, mais graça a esta empresa e seu diretor de pesquisa e de desenvolvimento, em 3 de abril de 1974, Martin Cooper, nessa data fez a primeira chamada de um telefone móvel, logo lançou o primeiro celular, o Motorola Dynatac 8000X, com o peso 794 gramas, com largura de 4,5 cm, espessura de 8,9 cm, e com 33 cm de altura. Em 1984 o aparelho finalmente chegou as lojas para que as pessoas pudessem compra-lo,