PETER EISENMAN - Releitura de Rafael Moneo no livro "Inquietação teórica e estratégia projetual"
873 palavras
4 páginas
Peter Eisenman. Jader Leite . Leopoldo Lopes . Telmo Ribeiro .
Arquiteto Norte Americano fundamental nos últimos 25 anos na arquitetura.
seu trabalho(ARQUITETURA) » sua biografia (CRIADOR DA ARQUITETURA)
Um teórico, crítico, articulista, palestrante e empresário, formado em Cornell, sendo mestre pela Universidade de Columbia,ambos nos Estados Unidos e Ph. D. pela Universidade de Cambridge, na Inglaterra,também destaca-se como professor em Princeton. Junto à Michael Graves, apreciam a pintura cubista, estudando Corbusier e discutindo Terragni.
Agitador cultural e promotor dos estudos da teoria da arquitetura foi fundador da IAUS – Institute for Architectural and Urban Studies,que ministravam palestras, exposições, cursos, apresentações e etc. Todavia torna-se ponto da teoria da arquitetura, sobressaindo a teoria sob a prática, efetivando o valor do pensamento teórico. Foi também editor da OPPOSITIONS, um “periódico aberto e eclético” e não uma revista informativa, tinha o desejo de estimular a discussão teórica, que divulgou teóricos europeus tais como, Manfredo Tafuri, Anthony Vidler, Jean-Louis Cohen e Francesco Dal Co.
Pensamento
Tentando resgatar o autêntico espírito da modernidade, que para ele teria se perdido, no funcionalismo, onde antes os preceitos primordiais eram de uma arquitetura livre de obrigações impostas, com autonomia e universalidade e que se reduzirá a funcionalidade. Assim, desenvolveu uma “Arquitetura Protesto” sobrepondo à realidade do projeto – função, programa, lugar, topografia – disciplinas ou conceitos sobre os quais explorar ou desconstruir a forma, tal como assim se define:
“Os conceitos, nos quatro projetos, transitam, se justapõe, interagem em ato. Malhas, escalas, rastros e dobras são freqüentemente concomitantes. Na exposição foram pensados como detonadores de pensamento, como balizas para a percepção e inteligibilidade da obra de Peter Eisenman. Mas a concomitância entre inteligibilidade e percepção, este movimento