A Estrutura Da L Rica Moderna Seminario 02
Charles Pierre Baudelaire nasceu em Paris no dia 09 de abril de 1821, e morreu aos 46 anos no dia 31 de agosto de 1867. Foi um poeta boêmio e teórico da arte francesa.
É considerado um dos percussores do simbolismo e reconhecido internacionalmente como o fundador da tradição moderna em poesia.
A poesia moderna foi iniciada a partir de 1848 por Charles Baudelaire evoluindo no século XIX através da obra de poetas franceses também, tais como Rimbaud e Malarmé .
Ela tem como característica interpretar a pisque e os outros sentimentos humanos a partir do mundo concreto.
Hugo Friedrich, fala em sua obra A estrutura da lírica moderna, sobre o inicio do movimento e quem foram os artistas que deram prosseguimento a obra de Baudelaire.
Segundo Friedrich, uma característica fundamental de Baudelaire E a sua disciplina espiritual e a clareza de sua consciência artística. Ele reúne o gênio poético e a inteligência critica.
O inglês T,s Eliot chama Baudeleire de “O maior exemplo de poesia moderna em qualquer língua
Cocteau cineasta ,poeta e romancista ,dramaturgo e ator cita :
“Detrás dos seus trajetos dirige lentamente seu olhar até nós como a luz das estrelas”
Despersonalização
A investigação muito conseguiu no sentido de aquilatar as relações existentes entre Baudelaire e os românticos. Mas o que será mostrado são as diferenças entre eles. Daquilo que lhe permitiu transformar o legado romântico numa poesia e num pensamento que, por sua vez gerou a lírica dos posteriores.
As flores do mal(1857), não são uma lírica de confissão, um diário de situações particulares, por mais que haja penetrado nelas o sofrimento de um homem solitário, infeliz, e doente. Baudelaire não datou nenhuma de suas poesias como o fazia Victor Hugo. Não há nenhuma só que possa explicar-se em sua própria temática, a base de dados biográficos do poeta.
Com Baudelaire começa a despersonalização da lírica moderna, pelo menos no sentido que a palavra lírica já