Petar - parque estadual turístico do alto ribeira
Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR) está localizado no sul do Estado de São Paulo, e é preservado há mais de 53 anos, fazendo parte da maior porção de Mata Atlântica do Brasil. O parque possui mais de 300 cavernas, muitas cachoeiras com rios de águas cristalinas, vales, trilhas, sítios arqueológicos, fauna, flora e, tudo isso, em 36 mil hectares, tornando-se um ponto muito importante para o eco turismo no Brasil. O local dá ao visitante a oportunidade de conhecer diversos ambientes, entrar em rios, tomar banho de cachoeira fora e também dentro das cavernas, além de inúmeras trilhas e esportes radicais, para os que são mais aptos a desafios. Até mesmo dentro dessas cavernas podemos encontrar brincadeiras que, sem o costume de atividade física, são mais difíceis de serem feitas. Pelas árvores e mata, encontramos inúmeras espécies de aves e mamíferos, como as antas, e insetos; e também espécies de bromélias, orquídeas e palmito.
NÚCLEOS
Para facilitar a visitação e proteger esse rico patrimônio, temos quatro núcleos, localizados dentro do parque, como:
• Núcleo Ouro Grosso: localizado no Bairro da Serra, seu principal atrativo é a Caverna do Ouro Grosso, considerada a caverna mais difícil para visitar, e a Caverna do Alambari de Baixo.
• Núcleo Santana: Onde encontramos as principais cavernas, como a Caverna de Santana, do Morro Preto e da Água Suja, e muitas cachoeiras, é o núcleo mais visitado do PETAR. Localiza-se próximo ao Núcleo Ouro Grosso, no Bairro da Serra, onde ficam as pousadas e camping.
• Núcleo Casa de Pedra: Aqui, encontramos a caverna com o maior pórtico do mundo, cerca de 215m de altura. Porém, sua entrada é proibida para visitantes.
• Núcleo Caboclos: É um núcleo mais isolado do restante do parque, sendo o único que possui uma área para camping dentro do mesmo. Nele, somente duas cavernas são abertas a visitação.
CAVERNAS
Há uma grande variedade de cavernas no