Petar- parque estadual turístico do alto ribeira
O PETAR - PARQUE ESTADUAL TURÍSTICO DO ALTO RIBEIRA, também conhecido como " O PARQUE DAS CAVERNAS " situa-se na região do Alto Ribeira, sudoeste do Estado de São Paulo, há cerca de 320 KM da Capital, nos municípios de Iporanga (75%) e Apiaí (25%), podendo ser acessado pelas rodovias Castelo Branco ou Régis Bittencourt.
O PETAR é um dos Parques mais antigos do Estado de São Paulo, criado no ano de 1958, contando com uma área de 35.712 há. Tem como objetivo resguardar e proteger o rico patrimônio natural da região do Alto Ribeira, representado pela importante biodiversidade dos remanescentes de Mata Atlântica, pelos sítios paleontológicos, arqueológicos, históricos e por abrigar uma das províncias espeleológicas mais importantes do Brasil com mais de 300 cavernas cadastradas pela SBE - Sociedade Brasileira de Espeleologia.
A existência de matas bem conservadas, aliada à característica de relevo escarpado que faz frente aos ventos do Atlântico Sul, resulta em grandes quantidades de chuva, cuja água é armazenada e escoada por densa drenagem superficial e subterrânea fazendo com que a região funcione como um enorme reservatório de água para o futuro, lá se encontram deslumbrantes cachoeiras, formadas por rios cristalinos, em altitudes que variam de 200 a mais de 1.000 metros.
Toda essa água correndo rápido pela acentuada declividade desta porção da Serra de Paranapiacaba, penetra nas fissuras rochosas desgastando continuamente o solo calcário desta região, abrindo dutos e galerias, originando um dos espetáculos mais incríveis da natureza: as cavidades naturais ou cavernas calcárias.
A fauna do PETAR também é muito rica, lá podem ser encontrados a onça-pintada, o mono-carvoeiro ou muriqui e o gavião-real ou harpia, também cerca de 30 outras espécies de vertebrados que encontram-se na lista de ameaçados de extinção como é o caso da ágil lontra.
Outra grande riqueza do PETAR é a sua flora, onde podemos encontrar espécies típicas de matas íntegras,