Pessoa Surda - Libras
A importância da aquisição da Libras pelos profissionais de saúde.
A Libras (Língua Brasileira de Sinais) é uma linguagem de sinais utilizada na comunicação das pessoas surdas podendo ter expressões diferentes dependendo de cada região. Sendo assim, a libras é uma linguagem essencial na comunicação dos surdos e também dos ouvintes com o mesmo.
Na área da saúde, por exemplo, se uma pessoa ouvinte está grávida e começa sentir dores, dirige-se a maternidade e quando chega lá vai até recepção e solicita atendimento no entanto a recepcionista é surda e não faz leitura labial, e a ouvinte não tem domínio da libras logo se torna incompreensível a comunicação de ambas , porém a recepcionista pede ajuda da enfermeira que também é surda e não faz leitura labial, sem sucesso ela voltar a aguardar na recepção ate que é chamada para atendimento e quando começa a reclamar percebe que o médico não presta atenção no que diz, ele também e surdo pondo então a paciente sem ter como esclarecer que possíveis dor ou doença tem.
Isso demonstra a mesma situação que um surdo se encontra quando se encaminha a algum posto de saúde, desencontros de comunicação levando então a situação complicada sem comunicação. Trazendo então, uma reflexão a cerca das unidades de saúde sobre o despreparo no atendimento a pessoas surdas.
Vale ressaltar que não basta apenas tem alguém que interprete a língua de sinais,pois só se alastrara o problema pois todos em pontos de atendimentos de saúde devem ter esse preparo.
Sendo assim, faz se necessário analisar que a comunicação é essencial em qualquer lugar e principalmente na área da saúde, pois o atendimento deve ser igualitário independendo de qualquer coisa que a pessoa atendida tenha.
Modelo médico:diagnóstico, terapêutico e plano de tratamento (d) eficientes.
Todas as formas de conhecimento estão abrangendo a vida do ser humano assim como os sentidos estão abrangendo as informações fazendo uma via de mão