Pesquisas
Contaminação por agrotóxicos (Shell e Basf)
ALEXSANDRO DE SOUZA RA
EDER GONÇALVES PEREIRA RA 10152858
EMERSON CORTEZ DA SILVA RA
FELIPE GABRIEL OLIVEIRA SANTOS RA
GUSTAVO ZORZETO RODRIGUES RA
LUIS GUILHERME BALDASSIM MOLINA RA
THIAGO VASCONCELOS DUENHA RA
Resumo:
A utilização de agrotóxicas tem sido umas das formas predominantes para atingir a demanda de alimentos para suprir a população mundial.
No ponto de vista toxilógico os piores agrotóxicos são os agentes anticolinesterásicos (organofosforados e carbamatos) merecem destaque devido à sua grande utilização e alta toxicidade.
Segundo Anali Dupré e Stefano Wrobleski a Shell foi obrigada a fazer uma autodenúncia à Curadoria do Meio Ambiente de Paulínia, reconhecendo os danos ambientais causados no local, e a gravidade do incidente fez com que a área fosse desabitada por todos moradores da região.
Para os integrantes do presente trabalho este caso se torna um desastre causado ao meio ambiente, que por muito tempo o solo permanecerá improprio para utilização humana.
Introdução:
Após anos de aumento de insumos agrícolas, e a pouca preocupação socioambiental com o número de incidentes e com o aumento da contaminação, porém não apenas o ambienta sofreu com a degradação, mas os casos de contaminação humana também aumentaram em uma grande escala.
Assim o amplo uso de agrotóxicos aumentou o interesse sobre a possível poluição de águas brutas bem como o abastecimento, ar, solos e alimentos. Por essas razões, tem sido enfatizada as necessidades de serem estabelecidos métodos de detecção de