Pesquisas
Características: Desenvolve a teoria, pesquisa dialética e indutiva (subjetiva), envolve contextos sociais, busca particularidades, utiliza comunicação e observação, o pesquisador participa do processo, os elementos básicos da analise são palavras e ideias.
Pesquisa quantitativa: é o estudo que se destina a descrever determinada situação numericamente
Características: testa a teoria, raciocínio logico e dedutivo (objetivo), independe do contexto, busca generalizações, utiliza instrumentos específicos, o pesquisador é distanciado do processo, os elementos básicos da analise são os números.
Pesquisa quantiqualitativa: utilizam-se os dois métodos de pesquisa
Aplicações do Estudo de Caso: é um método qualitativo que consiste, geralmente, em uma forma de aprofundar uma unidade de estudo contribuindo para compreender melhor os fenômenos individuais, os processos organizacionais e políticos da sociedade.
Características:; Exploratórios, Descritivos, Analíticos, principal fonte de informação são as entrevistas , É preciso que tenha diferentes visões teóricas acerca do assunto estudado
Pesquisa documental: é um método quantitativo em que são coletadas as informações a partir de documentos existentes que não foram analisados, considerados cientificamente autênticos.
Características: Seleciona, trata, interpreta as informações em estado bruto, buscando extrair valores para as mesmos; é realizada em fontes como documentos de arquivos públicos, relatórios de pesquisas, cartas, contratos, diários, biografias, relatos de viagens, fotografias, gravações, filmes, mapas etc.
Pesquisa etnográfica: é uma metodologia qualitativa de pesquisa que tem sua origem na antropologia cultural
Características: compreensão da natureza humana; o trabalho de campo é a fase principal do método; principal forma de coleta é a observação; flexibilidade de decidir quando e como coletar dados;