pesquisas em seres humanos
Etapa 3 – Passo 1 a 3
Aula-tema: Etica da pesquisa em seres humanos, animais e integralidade cientifica
No caso apresentado temos uma pesquisa realizada sem consentimento dos responsáveis pelo feto em nem uma documentação necessária que e o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) que serve pra esclarecer ao individuo sobre a pesquisa e se consente ou não com a pesquisa tendo ciência do riscos ,efeito e benefícios nesse caso os pais deveriam ser informados e caberia apenas a eles autorizar ou não a pesquisa com o seu feto.
Com tudo a uma falta de ética e má conduta de ambas as profissões tanto do medico quanto do biomédico o medico por não informar e pedi a autorização para pesquisa e o biomédico por ser conivente com erro e a má conduta .
Pra uma analise de da gravidade da má conduta nos baseamos no seguinte trecho :
´´Cabe tratar as más condutas diferentemente, conforme seus diferentes graus de gravidade. São consideradas más condutas graves típicas a fabricação e a falsificação de dados, informações, procedimentos e resultados .´´ http://www.fapesp.br/6566 FAPESP :: Boas Práticas Científicas - Sobre a integridade ética da pesquisa-Santos,L.H.L. acessado 20 maio de 2014.
Com isso podemos concluir em relação ao grau de gravidade que foi grave por diversos fatores tais como a fabricação de um dado de pesquisa em um feto no qual os pais não autorizaram assim como os um procedimento realizado sem consentimento, pois uma pesquisa pra estar certificada deve passar por comitês de ética analise dos órgão competentes como SISNEP (sistema nacional de informação sobre ética e pesquisa envolvendo seres Humanos) ,CONEP (comitê nacional de ética em pesquisa) e CEP (comitê de ética em Pesquisa) além de haver falta de informação do que estava acontecendo com o feto pois nenhum dos profissionais informou aos pais o que estava acontecendo e só após um mês descobriram o corrido.
E no caso houve