Pesquisar o conceito de estética e de arte segundo a compreensão filosófica.
EXERCICIO AVALIATIVO DE FILOSOFIA
PESQUISAR O CONCEITO DE ESTÉTICA E DE ARTE SEGUNDO A COMPREENSÃO FILOSÓFICA.
Arte: Termo de múltiplas significações, considerando-se em geral como uma operação do espírito, tendendo à criação de obras que exprimem a realidade objetiva, incluindo o próprio homem e a sua maneira de ver o mundo. Em sentido restrito aplica-se a um vasto conjunto de técnicas, como a de pintura, que incluem uma parte de criação.
Estética: é um ramo da filosofia que tem por objecto o estudo da natureza do belo e dos fundamentos da arte. Ela estuda o julgamento e a percepção do que é considerado belo, a produção das emoções pelos fenômenos estéticos, bem como as diferentes formas de arte e do trabalho artístico; a idéia de obra de arte e de criação; a relação entre matérias e formas nas artes. Por outro lado, a estética também pode ocupar-se da privação da beleza, ou seja, o que pode ser considerado feio, ou até mesmo ridículo.
Pode-se dizer que a arte é uma expressão estética, é o modo de o artista entender o belo observando o seu objeto de estudo. Ou seja, a estética estuda a arte ou uma parte dela, e a arte estuda o belo e define o que é feio ou bonito.
Mais a arte não precisa ser necessariamente bela pra dizer que é arte. O belo é essencial à arte, mesmo que essa beleza tenha vários tipos de interpretação. A ótica do espectador é que viabiliza a beleza. Entretanto o que atualmente muitos consideram como belo em arte é, ainda, um fruto da antiguidade clássica. Um espectador pode gostar do que é feio, chocante e horrendo para muitos outros, o que nos leva a considerar que não é o gosto que define o que é belo. De acordo com a tradição clássica o belo pode ser definido de maneira formal, ou seja, a partir de certas características como simetria, proporção e ordem das formas dos objetos. Mesmo que o espectador não goste, se estiver dentro dos padrões considerados relevantes aos critérios de beleza/arte,