iaul
1505 palavras
7 páginas
Ifap- Instituto Federal de Educação, Ciência e TecnologiaProfessora: Marilda
Aluno: Ruan Lacerda
Turma: Mineração Turno: Tarde
Filosofia
Macapá-AP
2013
Introdução
Por que nos atraímos pelo belo? Por que buscamos a beleza? Por que o belo nos causa prazer? A reflexão sobre a arte, a estética e o belo sempre estiveram presentes na filosofia, são temas recorrentes na obra de vários filósofos e hoje mais do que nunca despertam a curiosidade dos leitores devido à grande valorização da beleza nos dias atuais. Conceituar o belo não é tarefa fácil, mas é possível fazer uma investigação filosófica sobre o mesmo, Sócrates (469-399 a.C) afirma que "Toda beleza é difícil", o que se sabe de fato é que o belo desperta diversos sentimentos e sensações
Desenvolvimento
A estética é uma especialidade filosófica que visa investigar a essência da beleza e as bases da arte. Ela procura compreender as emoções, ideias e juízos que são despertados ao se observar uma obra de arte. É natural ver esta disciplina levantar questões sobre a natureza da arte, as causas de seu êxito, seus objetivos, seus meios de expressão, sua relação com a esfera emocional de quem a produz, seus mecanismos de atuação – ela deriva de intenções instigantes, simbólicas ou catárticas? -; acerca do potencial humano de entendimento do conteúdo da produção artística, do significado do prazer estético.
Esta expressão nasce em fontes gregas, aisthésis, denotando ‘percepção, sensação’. As pesquisas concretizadas neste campo tem por meta atingir a natureza dos juízos e da intuição sobre o belo, compreender como agem os sentimentos na interação com os eventos estéticos, assim como pretendem analisar os mais diversos estilos artísticos e modalidades de produção. Da mesma forma a Estética também se ocupa do feio, da ausência do ‘belo’.
A compreensão da Estética remonta à Antiguidade Clássica, mais