Pesquisa
A pesquisa de desenvolvimento é o tipo de pesquisa que utiliza, de maneira sistemática, os conhecimentos existentes com o objetivo de :
1 - desenvolver um novo instrumento de medida ou aperfeiçoar um já existente. Por exemplo, um novo teste de personalidade ou um questionário sobre a saúde mental;
2 - ou desenvolver uma nova intervenção, que seja uma intervenção pedagógica, terapêutica, etc. Este tipo de pesquisa se caracteriza por:
1 - Não varia a VI, não testa hipóteses, não procura verificar relação causais entre variáveis;
2 - Não controla as variáveis interferentes;
3 - Não procura desenvolver as características de um grupo de sujeitos;
4 - Trata-se de uma pesquisa que visa construir, melhorar ou validar um instrumento de medida ou então elaborar uma intervenção. Por exemplo, suponhamos que você queira construir em instrumento de medida para avaliar o estado de saúde mental de uma população. ETAPAS: 1. Inicialmente, é preciso formularV - PESQUISA DE SIMULAÇÃO Trata-se de uma estratégia de pesquisa que visa simular o comportamento de um sistema durante um certo período, de maneira quantitativa, agindo sobre as variáveis e os parâmetros do modelo construído para representar este sistema. Por exemplo, pesquisas que elaboram modelos matemáticos para simular o comportamento de neurônios. Neste tipo de pesquisa, pode-se manipular diferentes grupos de variáveis do modelo e prever o comportamento dos elementos estudados matematicamente.
As pesquisas de simulação são muitas vezes combinadas com pesquisa experimental, por exemplo quando se quer verificar experimentalmente, através de dados empíricos, se as predições derivadas matematicamente - ao se fazer uma simulação do comportamento dos elementos de um sistema - se verificam de fato, na realidade, ou seja, no mundo empírico.
VI - ESTUDO DE CASO
Consiste em uma pesquisa descritiva, que visa estudar um caso particular ou um sistema