pesquisa
Disciplina: Técnicas de Gestão
Professor: Gianfranco da Silva Araújo
ESCOLA COMPORTAMENTALISTA
Acadêmicos: Antonio Carlos Dias Filho
Eliane
Camboriú-SC, 2014
Comportamento organizacional é o estudo do modelo das organizações como os grupos e pessoas se comportam nela. A organização alcançará seus objetivos apenas se as pessoas que a compõem empenharem-se para conquistar algo que individualmente não conseguiriam, caracterizando a organização por uma divisão de trabalho e hierarquia. No entanto, as pessoas estão dispostas a colaborar com a empresa desde que suas atividades na organização contribuam para o alcance de seus objetivos pessoais, tornando uma reciprocidade contínua.
A Teoria Comportamental é basicamente um desenvolvimento das Relações Humanas que era oposição de ideias à Teoria Clássica da Administração. A Teoria Comportamental surgiu com uma posição crítica a Teoria das Relações Humanas, negando entendimentos ingênuos e fantasiosos, tendo-os apenas como princípios.
O Comportamentalismo iniciou-se basicamente em 1947 com o livro de Herbert A. Simon, Comportamento Administrativo, que trata de uma crítica a Teoria Clássica, com alguns aperfeiçoamentos às Relações Humanas, tornando assim mais eficiente o entendimento da teoria administrativa da época.
Temos como os principais nomes da teoria Comportamental da Administração: Herbert Alexander Simon, quem deu ignição à Teoria, Chester Bernard com a Teoria da cooperação, Douglas McGregor com a Teoria X e Y, Renis Likert com Sistemas de Administração, Chris Argyris e Abraham Maslow com a Teoria da Motivação, Frederick Herzberg com sua Teoria dos dois fatores.
Citaremos algumas das principais Teorias comportamentalistas.
1. Teoria da Hierarquia das necessidades de Maslow
Maslow apresentou uma teoria que apontava os diferentes níveis de motivação do trabalhador, separando as necessidades humanas em níveis hierárquicos