mapa conceitual vírus
DIVERSIDADE BIOLÓGICA
BRUNO ROBERTO DA SILVA QUEIROZ
1.Compare e explique o efeito de um fago lítico(virulento) e de um fago lisogênico
(temperado) na célula hospedeira.
Resposta: O fago lítico ao injetar seu material genético na célula hospedeira utiliza-se dos recursos da célula e promove uma intensa duplicação do próprio material genético e a produção de novos capsídeos. O material genético duplicado do vírus é então envolto pelos capsídeos e novos vírus estão completamente formados, então ocorre a ruptura da célula, liberando uma grande quantidade de vírus reiniciando um novo processo de infecção.
O fago lisogênico insere seu material genético na célula hospedeira e o DNA do vírus se incorpora ao DNA da célula hospedeira, ou seja o DNA do vírus se torna parte do DNA da célula infectada.
Uma vez infectada ela continua seus processos normais como a reprodução e o ciclo celular.
Durante o processo de divisão celular, o material da célula infectada juntamente com o material do fago sofrem duplicação e em seguida são divididos igualmente entre as células filhas, assim uma vez infectada, uma célula começará a transmitir o vírus toda vez que passar por mitose.
2. Porque o vírus HIV é chamado de retrovírus?
Resposta: O HIV possui RNA como material genético e ao contrário de outros vírus que sintetizam RNA a partir de DNA, o HIV através de uma enzima chamada transcriptase reversa faz o processo inverso que é sintetizar DNA a partir de RNA para que seja feita a tradução do DNA e assim sintetizar as proteínas necessárias para o organismo.
3.Como um vírus se reproduz sem possuir DNA ou mesmo sintetizar DNA?
O vírus sendo parasita usa o DNA da célula hospedeira para se reproduzir e a partir deste
DNA novos vírus surgem contudo possuem o DNA da célula hospedeira.
4.Sendo você um pesquisador tentando combater uma infecção por HIV, que processo molecular poderia tentar combater?
Resposta: Nosso organismo