Virus
A reportagem A morte de uma doença, publicada em VEJA, é motivo de muita comemoração! A revista informa que o vírus da peste bovina, que há séculos devastava rebanhos, é o segundo que a humanidade consegue eliminar. Aproveite a oportunidade para estudar com a moçada os vírus e as doenças causadas por eles. Contamine os alunos com essa ideia e bom trabalho!
Desenvolvimento
1ª aula - Estrutura dos vírus
Apresente aos estudantes a reportagem A morte de uma doença, publicada em VEJA. Peça que leiam o texto e anotem o que julgarem mais importante. Aproveite para investigar aquilo que a turma já sabe sobre vírus, as informações que ainda não estão claras, quais os problemas conceituais que existem e as questões que mais chamam a atenção.
Proponha que os alunos escrevam no quadro as palavras-chave do texto. Em seguida, peça que tentem ligá-las, formando um mapa conceitual. Explique que esses mapas não buscam apenas classificar conceitos, mas sim relacioná-los e hierarquizá-los.
Ajude a moçada na construção do mapa. Aproveite o exemplo abaixo para direcionar o trabalho da turma. Fique atento à participação dos alunos nessa etapa do trabalho, ela será importante para a avaliação e para as etapas posteriores.
Exemplo de mapa conceitual construído com base nas informações contidas na reportagem de VEJA.
Mostre aos alunos que as possibilidades de ampliar o mapa são muitas. Quanto mais completo, melhor.
Em seguida, explique à turma que os vírus são organismos acelulares - não têm estrutura celular - e parasitas intercelulares obrigatórios. Eles só têm vida quando estão dentro de uma célula viva, seja de um animal, um vegetal, um fungo ou uma bactéria.
Conte aos alunos que os vírus aproveitam o maquinário da célula hospedeira para se replicar. É o chamado ciclo lítico ou lisogênico: o vírus prende-se à célula hospedeira; injeta seu material genético; mobiliza enzimas da hospedeira para fabricar novas partes do vírus (a proteína de