Zeus
Na religião da Grécia Antiga, é o "pai dos deuses e dos homens" que exercia a autoridade sobre os deuses olímpicos como um pai sobre sua família. É o deus dos céus e dos trovões, na mitologia grega. Seu equivalente romano é Júpiter.
Filho de Crono e Reia, Zeus é o mais novo de seus irmãos; na maior parte das tradições é casado com Hera, embora, no oráculo de Dodona, sua esposa seja Dione. É conhecido por suas aventuras amorosas, que frequentemente resultavam em filhos divinos e heroicos como Atena Apolo Ártemis, Hermes, Perséfone , Dioniso, Perseu, Héracles, Helena de Troia, Minos, Musas, Ares,Ênio,Ilítia, Éris Hebe e Hefesto.
Mesmo os deuses que não são filhos naturais de Zeus dirigem-se a ele como Pai, e todos os deuses se põem de pé diante de sua presença. Para os gregos, era o Rei dos Deuses, que supervisionava o universo, que Zeus é rei nos céus é um dito comum a todos os homens. Zeus é responsável por delegar a cada um dos deuses suas devidas funções.
Seus símbolos são o raio, a águia, o touro e o carvalho. Zeus frequentemente foi representado pelos antigos artistas gregos em duas poses diferentes: numa, em pé, apoiado para a frente, empunhando um raio na altura de sua mão direita, erguida; na outra sentado, numa pose majestosa.
Havia muitas estátuas erguidas em sua honra, das quais a mais magnífica era a sua estátua em Olímpia, uma das sete maravilhas do mundo antigo. Originalmente, os Jogos Olímpicos eram realizados em sua honra.
Nascimento
Crono teve diversos filhos com Reia: Héstia, Deméter, Hera, Hades e Posseidom, porém engoliu-os todos assim que nasceram, após ouvir de Gaia e Urano que ele estava destinado a ser deposto por seu filho, da mesma maneira que ele havia deposto seu próprio pai - um oráculo do qual Reia tomou conhecimento e pôde evitar.
Quando Zeus estava prestes a nascer, Reia procurou Gaia e concebeu um plano para salvá-lo, para que Cronos fosse punido por suas ações contra Urano e seus próprios filhos. Reia deu à luz a