Pesquisa
Também conhecida por amarelão, é uma doença causada por vermes nematódeos. As formas adultas desses parasitos se instalam no aparelho digestório dos seres humanos, onde se fixam na porção que compreende o intestino delgado, nutrindo-se de sangue do hospedeiro e causando anemia. Existem duas espécies: Necatur americanus e Ancylostoma duodenali.
Segundo dados da Organização mundial de saúde relativa a 2002, 1,3 bilhões de pessoas no planeta (sobretudo nas regiões tropicais e subtropicais) estão infectadas pelo ancylostoma e 65 mil morrem devido a anemia associada à doença.
Agente etiológico: Necatur americanus
É um dos nematódeos causadores da Ancilostomose. Seu tamanho adulto varia de 0,8 a 1,3 milímetros. O necatur americanus apresentam laminas na cápsula bucal e o macho possui bolsa copuladora na região posterior.
Quando eliminado nas fezes, são avermelhados por causa da hematofagia e histiofagia que fazem no trato gastrointestinal do hospedeiro.
Morfologia:
A Ancilostomose e causada por três tipos de vermes:
O necatur americanus, e outros dois do gênero ancylostoma: duodenalis e ceylanicum.
Essas espécies se diferenciam pelas estruturas formadas por quitina (mesma substancias das conchas e caracóis) semelhantes a dentes.
Sintomas:
Os vermes do amarelão causam lesões na parede intestinal, provocando hemorragias,
(fezes com rajada de sangue). A perda de sangue torna a pessoa anêmica, fraca e desanimada, com uma palidez típica na face (daí o termo amarelão), alem de afecções pulmonares, causado pela falta de ferro no organismo. Esses quadros de sintomas, característico dos trabalhadores rural das regiões pobres do Brasil.
Com o tempo, a situação pode progredir e se agravar, aparecendo dores musculares, abdominais e de cabeça, hipertensão, sopro cardíaco, tonturas e ausência das menstruações nas mulheres.
Essa doença e particularmente perigosa para as grávidas, pois pode afetar o desenvolvimento do feto,