Pesquisa
PLANO DE AULA
Instituição: Escola
Turma: Iniciantes N° de alunos: 25 Faixa etária: 5 anos
Data: 08/06/13 Horário: 06:45 h ás 11:00 h
Objetivo geral:
Vivenciar as técnicas e os pedagógicos do plinto e desenvolver a coordenação específica para o salto com o auxilio de um aparelho alternativo com caixas de cerveja.
Objetivos específicos:
- Desenvolver a coordenação específica para o salto, e as habilidades necessárias para realizá-lo com ou sem o auxílio do trampolim;
- Participar das atividades propostas respeitando as ordens da fila e os demais colegas no decorrer da aula;
- Conhecer os saltos sobre o plinto nas posições afastada e grupada;
- Pular sobre as costas do colega afastando as pernas;
- Realizar os saltos sobre o plinto conforme o comando do professor;
Materiais didático-pedagógicos necessários:
Trampolim, Colchões e Plinto alternativo.
Metodologia:
As atividades preliminares serão realizadas com os alunos em círculo e as atividades principais e finais serão realizadas com os alunos em fila. Antes da execução de cada atividade, o professor explicará passo a passo de como realizá-las e demonstrará cada uma delas para os alunos. No decorrer da aula, o professor oferecerá a ajuda necessária para a execução das atividades propostas.
Atividades preliminares: Duração: 10 minutos
Ana Maria – As crianças começam batendo palma e cantando a música (Ana Maria ficou com catapora por 24 horas “split”), quando falarem “split” elas afastam as pernas um pouquinho. Cantam de novo e afastam mais um pouco as pernas. E seguem fazendo isso até alguém não conseguir mais e desistir ou cair.
Alongamento – Pode ser feito em círculo. Exemplos: cachorrinho, vela, flexão do tronco (de pé), espacato de frente, entre outros.
Salto da lebre – O