Pesquisa e prática profissional
ALINE MEYER MENDES SIMAS (328584)
ANA CLÁUDIA CELESTINO DE MATTOS LIMA (625179)
RELATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL - PRODUÇÃO DE TEXTO
PARATI
2011
INTRODUÇÃO
A proposta do Relatório de Pesquisa e Prática Profissional - Produção de Texto, nos permite compreender por meio da observação as especificidade dos primeiros anos do Ensino Fundamental. O relatório foi realizado através da observação em sala de aula e de todos os outros espaços que envolvam o Ensino Fundamental 1.
A pesquisa realizada na Escola Estadual Almirante Álvaro Alberto, nos proporcionou a análise crítica sobre as diferentes práticas possíveis no processo inicial de aprendizagem da aquisição da leitura e da escrita nos primeiros anos do Ensino Fundamental.
Aqui abordaremos sobre a caracterização da escola, a definição de linguagem e como suas variações são concebidas do ponto de vista da linguística, os pontos em comum e as diferenças entre a linguagem escrita e oral, a definição sobre norma padrão e o conceito de erro, os fatores que devem ser considerados na avaliação da textualidade, a visão do professor no ensino da leitura e escrita no Ensino Fundamental 1 e por fim o resultado da entrevista realizada com professoras do Ensino Fundamental 1.
Ao realizar uma pesquisa, temos a oportunidade de apreender e aprender processos de produção do conhecimento, de questionamento de nossa própria prática, para a adoção de uma atitude investigativa, autônoma, criativa e comprometida.
A LINGUAGEM EM SUA VARIAÇÃO E HABILIDADE
A Linguagem é qualquer e todo sistema de signos que serve de meio de comunicação de idéias ou sentimentos através de signos convencionados, sonoros, gráficos, gestuais, etc., podendo ser percebida pelos diversos órgãos dos sentidos, o que leva a distinguirem-se em várias espécies ou tipos: linguagem visual, corporal, gestual, etc., ou, ainda, outras mais complexas,