Responsabilidade social e meio ambiente
Como dito nos textos propostos, sustentabilidade tem um conceito sistêmico, pois se propõe ser uma forma em que todos se utilizem de seus meios materiais e econômicos preenchendo as necessidades de manter e preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais no qual todos poderão usufruí-los sem destruí-los. Recuperar seria a idéia central da palavra sustentabilidade, como é o caso de projetos que visem à recuperação de mananciais degradados pela ação do homem e que futuramente acabariam. Quando o homem se propõe a recuperar o que está destruído, este passa a ter consciência de que os recursos da natureza são escassos, portanto, tornando a vida aquilo que estava praticamente morto.
SUSTENTABILIDADE PARA O FUTURO Pensar em futuro para os nossos filhos é pensar em sustentabilidade hoje. Como pensar em deixar para nossos filhos algo que venham a usufruir pensando no que ficou pra trás. Difícil falar de sustentabilidade para pessoas que não querem, não gostam e têm dificuldade de pensar no futuro. Mas a pauta do mundo hoje é essa, goste ou não, queira ou não. Porque sustentabilidade é isto: trazer o futuro para o presente. É resolver os seus problemas e realizar seus sonhos hoje sem comprometer os sonhos de quem ainda nem nasceu.
Para quem é jovem e brasileiro, então, a dificuldade de incluir o futuro nas suas decisões é maior ainda. Vou explicar começando pelo que temos em comum: Brasil. Vivemos numa região do planeta que é muito boa e generosa com as nossas condições de vida. Para nós, humanos, para as plantas e para os animais.
Aprendi isso no livro do Eduardo Giannetti, O Valor do Amanhã. Ele diz que uma árvore no hemisfério norte, como por exemplo o carvalho, tem que armazenar energias no verão para atravessar o inverno, senão morre. Uma palmeira nos trópicos, onde o inverno é quente, não tem esse mecanismo de armazenagem porque não