pesquisa e aprendizagem
Quantidade mínima de tomadas
Veja como calcular o número de tomadas de uso geral necessárias em um apartamento
Reportagem: Jamila Venturini
Edição 37 - Julho/2011
Tweet
As tomadas de uso geral, também conhecidas pela sigla TUG, são aquelas que não são destinadas a equipamentos específicos, como chuveiros ou torneiras elétricas. Elas são utilizadas para a alimentação de aparelhos móveis ou portáteis comuns, como televisores, aspiradores de pó, luminárias, etc.
Em uma residência, há uma quantidade mínima deste tipo de tomadas, que devem ser instaladas de acordo com a área dos cômodos. Para alguns ambientes, como a cozinha e o banheiro, há regras mais específicas e as tomadas devem ser posicionadas em locais pré-determinados (veja a tabela completa a seguir).
Recomenda-se, porém, que a quantidade de tomadas seja maior do que o mínimo calculado. Dessa maneira é possível evitar o uso de extensões e benjamins, que consomem mais energia e podem comprometer a segurança da instalação elétrica.
RESIDÊNCIAS: CASAS E APARTAMENTOS
Fonte: adaptado de NBR 5410 - Instalações elétricas de baixa tensão. CÁLCULO PRÁTICO
Saiba como calcular a quantidade mínima de tomadas de uso geral (TUGs) para um apartamento com as características descritas a seguir:
1 Considere, quando necessário, a área e o perímetro (soma dos lados das paredes) de cada ambiente para identificar quantidade mínima de tomadas de uso geral. Depois, divida o perímetro pelo valor correspondente indicado na tabela da NBR 5410 - Instalações elétricas de baixa tensão
a) Área de serviço
Perímetro = 1,5 m + 1,5 m + 1,5 m + 1,5 m = 6 m
Quantidade mínima de tomadas = 6/3,5 = 1,71 (o valor é sempre arredondado para o inteiro imediatamente acima)
Quantidade mínima de tomadas = 2
b) Cozinha
Perímetro = 3,5 m + 1,5 m + 3,5 m + 1,5 m
Perímetro = 10 m
Quantidade mínima de tomadas = 10/3,5 = 2,85
Quantidade mínima de tomadas = 3 (uma delas obrigatoriamente sobre a pia)
c) Banheiro
Pelo