Pesquisa do Desenvolvimento da Aprendizagem
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
PRISCILA PRATA PINHEIRO
RENATO COSTA ANDRADE
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM
ARACAJU
2014
INTRODUÇÃO
A formação de biólogo deu a Piaget, uma visão e uma influência importantíssima para as suas teorias. Ele acreditava no desenvolvimento cognitivo, que na infância consiste em mudanças e aprendizagens, onde a criança se adapta ao meio em que vive.
Elas são motivadas a explorar e a compreender os novos desafios. Foi analisando e estudando seus filhos que o teórico ficou intrigado e percebeu que as crianças são altamente participativas, ativas na criação de sua própria construção e interpretação do mundo ao seu redor.
De acordo com Piaget, o desenvolvimento cognitivo é um processo de sucessivas mudanças qualitativas e quantitativas das estruturas cognitivas derivando cada estrutura de estruturas precedentes. Ou seja, o indivíduo constrói e reconstrói continuamente as estruturas que o tornam cada vez mais apto ao equilíbrio.
Antes de falarmos propriamente dos esquemas cognitivos de Piaget, temos que edificar e mostrar essa, que talvez seja a sua maior e mais aplicada teoria.
O Construtivismo é uma das correntes teóricas empenhadas em explicar como a inteligência humana se desenvolve partindo do princípio de que o desenvolvimento da inteligência é determinado pelas ações mútuas entre o indivíduo e o meio. A ideia é que o homem não nasce inteligente, mas também não é passivo sob a influência do meio, isto é, ele responde aos estímulos externos agindo sobre eles para construir e organizar o seu próprio conhecimento, de forma cada vez mais elaborada.
Dentro dos esquemas cognitivos de Piaget podemos citar:
Sensório motor de 0 a 2 anos.
A partir de reflexos neurológicos básicos, o bebê começa a construir esquemas de ação para assimilar mentalmente o meio. A inteligência é prática. As noções de espaço e tempo são construídas pela ação. O contato com o