estatistica
Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas
Pedro Pereira da Silva Neto – 716610
ATIVIDADE: NÚMEROS DE ÍNDICES E PRlNCIPAIS INDEXADORES BRASILEIRO
SANTO ANDRÉ
2014
Pedro Pereira da Silva Neto - 716610
ATIVIDADE: NÚMEROS DE ÍNDICES E PRlNCIPAIS INDEXADORES BRASILEIRO
Trabalho apresentado como exigência parcial na disciplina Estatística Geral e Aplicada, para obtenção do grau de Bacharel em Administração, à Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas do Centro Universitário Fundação Santo André.
Profº José Marcos
SANTO ANDRÉ
2014
Introdução
Números Índices são usados para indicar variações relativas em quantidades, preços e valores de um artigo (ou artigos) durante certo período de tempo ou entre diferentes lugares. É grande a importância dos Números Índices para o administrador, especialmente quando a moeda sofre uma desvalorização constante e quando o processo de desenvolvimento econômico acarreta mudanças contínuas nos hábitos dos consumidores, provocando com isso modificações qualitativas e quantitativas na composição da produção nacional e de cada empresa individualmente.
Assim, em qualquer análise, quer no âmbito interno de uma empresa, ou mesmo fora dela, no qual o fator monetário se encontra presente, a utilização dos Números Índices toma-se indispensável, sob pena de o analista ser conduzido a conclusões totalmente falsas e prejudiciais à empresa.
Números índices
Números índices são indicadores estatísticos utilizados para descrever e comparar uma série de valores que tenham sido coletados ao longo de vários períodos.
Um exemplo de índice é a densidade demográfica.
A população absoluta é o total de habitantes de um determinado local. Por exemplo, o Brasil possui uma população absoluta de 185.0.0 de habitantes. E sabendo que a área do país é 8.547.0 Km2 , A Densidade demográfica será: duas grandezas tais que uma não