Pesquisa sociologia
Quem foi Karl Marx?
Filósofo e economista, o judeu-alemão, Karl Marx (1818-1883), foi um dos maiores pensadores do século XIX. Karl Marx foi um dos homens que mais influenciou o mundo e o curso da história. Esse filósofo social Karl Marx e seu colega Friedrich Engels são considerados os fundadores do comunismo e do socialismo moderno. Juntos, eles escrevem, entre outras obras, O Manifesto Comunista (1848). Karl Marx influenciou e revolucionou a teoria econômica e social do século XX.
Época
Foi no período da Revolução Industrial que consistiu em um conjunto de mudanças tecnológicas com profundo impacto no processo produtivo em nível econômico, social nas crenças e nos valores. Iniciada no Reino Unido em meados do século XVIII e expandiu-se pelo mundo a partir do século XIX que Karl Marx, nessa sociedade aproveitou a ideia da dialética afirmando que as origens da mudança social são todas materialistas e não baseadas em ideias e emoções.
Acontecimentos Karl Marx esteve em frente de vários movimentos operários, que buscavam melhores condições de trabalho. Marx reconhece apenas dois tipos de classes sociais: Burguesia e Proletariado. Para Marx a burguesia, tomou conta dos meios de produção, enriqueceu e dominou o poder do Estado (controle político). Burguesia: Para Marx a classe trabalhadora estava alienada, pois o tempo a mercadoria, pertencem à classe burguesa. A classe assalariada (proletariado), sem ter como produzir e sem voz ativa na política social passa a oferecer sua força de trabalho nas fábricas. Proletariado: Era todo o trabalhador que vendia sua força de trabalho e vivia em condições muito precárias nas fábricas. A mais valia é chamada por Marx de lucro. Este lucro é excedente da força do trabalhador ou a materialização da exploração. Sair de uma sociedade capitalista para uma sociedade socialista era o que Marx acreditava na qual por meio de uma revolução os trabalhadores poderiam transformar essa