Pesquisa sobre o significado de seminário
I - Segundo o dicionário Aurélio a palavra “seminário” tem dois significados:
a) Estabelecimento escolar onde se formam padres;
b) Grupo de estudos em que se debate matéria que cada participante expõe.
II - Segundo a internet podemos encontrar diversas definições da palavra “seminário”:
a) O seminário é uma técnica de aprendizagem que inclui pesquisa, discussão e debate. Ele não é feito somente para o professor, mas essencialmente para a turma de alunos. Ele não é uma leitura de um texto, mas sim uma troca de idéias entre quem apresenta e quem assiste. Geralmente os organizadores apresentam um tema com o apoio de um texto distribuído entre os assistentes e usa o recurso de figuras, mapas, transparências, recortes de revistas ou jornais, vídeos, entre outros.
b) Origem da palavra: Vem do latim semen, “semente”. Portanto um seminário nada mais é que uma sementeira.
Definição: Evento onde dois ou mais expositores apresentam vários aspectos de um determinado assunto. É uma sequência concentrada de atividades com fim específico de desenvolver capacidades, conhecimento e aprendizagem por meio do trabalho. A idéia é somar informações e experiências. O assunto é conhecido da platéia, que é dividido em grupos e fases: Exposição, Discussão e Conclusão.
Objetivo: Informar e debater determinado assunto sob vários ângulos.
Duração: 4 a 8 horas diárias e pode ser de uma até várias semanas.
c) Seminário é o nome que é dado, na Igreja Católica aos centros de formação dos seus ministros sagrados: subdiáconos, diáconos e presbíteros, vulgarmente chamados padres. Têm a sua origem no Concílio de Trento, realizado no século XVI, que prescreveu a necessidade de os ministros católicos receberem uma formação intelectual, humana, espiritual e pastoral sólida.
d) Seminário: Um programa do SEI (Sistema Educacional da Igreja) que provê estudo semanal para educação religiosa de jovens adolescentes de 14 a 18 anos da Igreja Mórmon.
e)