Redes de longa distancia
Prof. Kleber Aparecido Tomé
CURSO BÁSICO - SISTEMA SATÉLITE
Segmento Espacial
Segmento Terrestre
Telecomunicações por Satélite Como Funciona
CURSO BÁSICO - SISTEMA SATÉLITE
Na década de 50 e no início dos anos 60, as pessoas tentavam efetuar comunicações experimentais emitindo sinais que se refletiam em balões meteorológicos metalizados. Infelizmente os sinais recebidos eram muito fracos para que se tivesse algum uso prático. Em seguida, a Marinha dos Estados Unidos detectou uma espécie de balão meteorológico que ficava permanentemente no céu - a Lua - e criou um sistema operacional para comunicações entre os navios e a base que utilizava a Lua em suas transmissões . O progresso no campo da comunicação celeste precisou esperar até que o primeiro satélite de comunicações fosse lançado . A principal diferença entre um satélite artificial e um real é que o artificial amplifica os sinais antes de enviá-los de volta à Terra , transformando uma estranha curiosidade em um avançado sistema de comunicações .
CURSO BÁSICO - SISTEMA SATÉLITE
Os satélites de comunicações possuem algumas propriedades interessantes, que os tornam atraentes para muitas aplicações. Em sua forma mais simples, um satélite de comunicações pode ser considerado um grande repetidor de microondas no céu . Ele contém diversos transponders
Cada um deles ouve uma parte do espectro, amplifica os sinais de entrada e os transmite novamente em outra freqüência, para evitar interferência com o sinal de entrada.
Os feixes descendentes podem ser largos cobrindo uma grande área terrestre , ou construídos propositalmente para serem estreitos, cobrindo somente uma área com algumas centenas de quilômetros de diâmetro. Esse modo de operação é conhecido como funcionamento espelho .
CURSO BÁSICO - SISTEMA SATÉLITE
Vantagens e Benefícios da Solução Satélite
Interligação de pontos com pouca infra-estrutura em telecomunicações Não