Pesquisa Sobre A Rob Tica
1.0 História da Robótica:
Existem, desde a Grécia antiga, relatos escritos sobre máquinas que pudessem realizar certos trabalhos automaticamente, mas isso só tornou-se possível a partir do século XX. O termo robótica foi criado pelo autor de ficção científica Isaac Asimov, desde então, muitos escritores adotaram a palavra Robô em seus escritos. O fato histórico que deu impulso ao início do desenvolvimento da robótica foi a Revolução Industrial porque a matemática, a ciência e a engenharia cresceram bastante a partir desse período. Charles Babbage (1791-1871) desenvolveu os fundamentos da ciência da computação criando projetos de máquinas que estabeleceriam as bases do cálculo mecânico. Em 1950, foi projetado o primeiro robô moderno denominado Unimate projetado por George Devol. A partir desse ano, surgiram muitos projetos de robôs industriais.
2.0 Inteligência artificial
Um robô pode realizar tanto atividades que poderiam ser realizadas por um ser humano quanto atividades impossíveis para um ser humano. Para isso, a robótica utiliza-se da chamada Inteligência Artificial - A.I. Ela proporciona ao robô ter um raciocínio quase humano. Uma das tentativas de se elaborar uma eficiente I.A. são as chamadas Redes Neurais Artificiais. Elas simulam o processamento de dados que acontecem em nosso cérebro através dos neurônios. Com isso, um robô poderá receber informações através de seus sensores e, a partir daí, criar uma rede de processamento que simulará o raciocínio humano.
3.0 Aplicações da robótica
A cada dia que passa, os robôs vêm ganhando cada vez mais espaço na sociedade, eliminando trabalhos exaustivos do cotidiano, e na ciência, chegando a lugares perigosos demais para um ser humano. Aqui estão alguns exemplos:
Robôs espaciais: Sabemos que, além da nossa atmosfera, não há como a espécie humana sobreviver por causa de adversidades naturais como a falta de água, oxigênio, gravidade adversa e etc. Mas, a