Pesquisa sobre tipos de regime de escoamento
O estudo do regime de escoamento de fluidos analisa o comportamento destes em relação a diversas variáveis, como apresentado no quadro abaixo. Quadro 01: Classificação de escoamentos frente a diversas variáveis.
Abordarei agora, sucintamente, cada variável supracitada. Quanto à Direção da trajetória dependente do estado de organização do escoamento. 1. ESCOAMENTO LAMINAR. Neste tipo as partículas do fluido percorrem trajetórias paralelas. O escoamento laminar é também conhecido como lamelar ou tranquilo. Gráfico 01: Tempo x velocidade para um escoamento laminar
2. ESCOAMENTO TURBULENTO. As trajetórias são curvilíneas e irregulares. Elas se entrecruzam, formando uma série de minúsculos remoinhos. O escoamento turbulento é também conhecido como “turbilhonário” ou “hidráulico”. Na prática, o escoamento dos fluidos quase sempre é turbulento. È o regime encontrado nas obras e instalações de engenharia, tais como adutoras, vertedores de barragens, fontes ornamentais etc. Gráfico 02: Tempo x Velocidade para um escoamento turbulento
Quanto à variação no tempo
1. ESCOAMENTO PERMANENTE. Neste tipo, a velocidade e a pressão em determinado ponto, não variam com o tempo. A velocidade e a pressão podem variar do ponto 1 para o ponto 2, mas são constantes em cada ponto imóvel do espaço, a qualquer tempo. O escoamento permanente é também chamado de “estacionário” e diz que a corrente fluida é “estável”. Nele a pressão e a velocidade em um ponto A (x,y,z) são funções das coordenadas desse ponto (não dependem do tempo).
2. ESCOAMENTO NÃO-PERMANENTE. Neste caso, a velocidade e a pressão, em determinado ponto, variam com o tempo. Variam também de um ponto a outro. Este tipo é também chamado de “variável” (ou transitório), e diz-se que corrente é “instável”. A pressão e a velocidade em um ponto A (x,y,z) dependem tanto das coordenadas como também do tempo t.
∂/∂t≠0
Ex. O escoamento