Relatório de reynolds
Ensaio de Reynolds
Aluno:
Agosto de 2012
| Pontifícia Universidade Católica de Minas GeraisCampus de Poços de Caldas |
Ensaio de Reynolds
Pesquisa sobre o experimento de Reynolds disciplina de Hidrulica.
Alunos
Agosto de 2012
Sumário
Conteúdo
1. Objetivo 4
2. Introdução 5
3. Desenvolvimento 6 3.1 Definição de Fluido 6 3.2 O ensaio de Reynolds 7 3.3 Regime permanente ou variado 8 3.4 Escoamento laminar ou turbulento 9 3.5 Vazão 10 3.6 Vazão em Massa 10 3.7 Dedução de fórmula utilizada no cálculo no número de Reynolds 10
4. Materiais Utilizados 11
5. Resultados 12 5.1 Gráfico com valores de Reynolds obtidos 13
6. Conclusão 14
7. Referências Bibliográficas 15
1. Objetivo
Esse trabalho tem como objetivo relatar o ensaio de Reynolds que visa verificar os diferentes tipos de escoamento de um fluido. Os ensaios foram realizados no laboratório de hidráulica da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, na matéria de Fenômenos dos Transportes, sob a orientação do Professor Luiz Antônio dos Reis. Através desse ensaio, tem-se como objetivo também colocar em prática a matéria aprendida em sala, e saber usá-la quando preciso for.
2. Introdução
O ensaio realizado na PUC Minas campus de Poços de Caldas satisfaz a necessidade do estudo de comportamento dos fluidos na metodologia dos ensaios.
O experimento, realizado no laboratório de mecânica dos fluidos da universidade, analisa e refaz o experimento realizado por Reynolds, que comprovou a existência dos regimes de escoamento laminar e turbulento.
Esse estudo tem um enorme significado para a importância do regime do escoamento no dia a dia de um engenheiro civil, que pode vir a ser auxiliado em projetos que envolvem instalações hidráulicas ou drenagens. A determinação do regime e seus consequentes resultados no escoamento dos fluidos são essenciais