O vôo dos gansos
Em matéria publicada, em Julho de 2011, na revista Época, especialistas falam a respeito do surgimento de novos cargos de liderança, dentre os quais menciono: * Chief: Compliance Officer (CCO); Culture Officer (CCO); Diversity Officer (CDO); Knowledge Officer (CKO); Privacy Officer (CPO); Risk Officer (CRO); Social Media Officer (CSMO); Sustainability Officer (CSO); Talent Officer (CTO). As atribuições de cada função podem ser verificadas no site http://epocanegocios.globo.com/Revista/Common/0,,EMI246250-16363,00-OS+NOVOS+CO.html.
O interessante desta notícia é notar que, cada vez mais, surgem novas posições de liderança a serem ocupadas por pessoas que já fazem parte da corporação (remanejamentos) ou que vêm de outras empresas.
Mas qual a melhor forma de definir o que é liderança e quais as habilidades essenciais que os líderes possuem e que os levam a ocupar posições tão almejadas?
João Alfredo Biscaia, consultor, cita, em um de seus artigos, dois autores, Belasco e Stayer, que identificam um novo modelo organizacional de liderança, no "Vôo dos Gansos". “Os gansos voam em "V", a liderança muda com freqüência, com diferentes gansos revezando-se no trabalho de orientação do grupo. Todos os gansos são responsáveis por si mesmos à medida que se deslocam, mudando de papel de acordo com as necessidades, alternando-se na função de liderança. Quando muda a tarefa, os gansos são responsáveis pela mudança da estrutura do grupo de modo a poder se acomodar à nova realidade, de forma semelhante ao processo de aterrissagem desses pássaros, durante o qual abandonam a formação em "V" para descer em ondas. Quem já observou um "Vôo de Gansos" afirma que é possível visualizar todos os gansos na liderança. Assim como os gansos, os líderes aprendem com rapidez e encorajam os outros”.
No livro “O Monge e o Executivo”, os personagens mencionam várias habilidades que consideram importantes para um líder, conforme descrevo abaixo: * Paciência: Mostrar