N Mero De Reynolds
TERCEIRO PROJETO
Número de Reynolds
Escoamento Laminar e Turbulento
Antônio Vieira
Cesar Augusto Almada
Eliane Bassanelli
Fabiana Fernandes Iassui
Kayan de Souza Silva
Leonardo Tavares
Profª. Renata Lucia Cavalca Perrenoud Chagas
Lorena, 3 de dezembro de 2014
1 OBJETIVO
O objetivo deste projeto é desenvolver um protótipo que explore e aplique as relações entre o estudo dos regimes de escoamento dos fluidos e outras forças.
2 INTRODUÇÃO
O projeto foi desenvolvido a partir dos conceitos sobre Número de Reynolds, no qual, simularemos testes feitos em asas de aviões (em menor proporção) e demonstraremos o comportamento do vendo quando escoado sobre uma superfície (asa).
3 SINTESE
3.1 Surgimento
O conceito de número, coeficiente ou módulo de Reynolds (abreviado como Re) foi introduzido por George Gabriel Stokes em 1851, é um número adimensional usado em mecânica dos fluidos para o calculo do regime de escoamento de determinado fluido dentro de um tubo ou sobre uma superfície. É utilizado, por exemplo, em projeto de tubulações industriais, aerodinâmica de carros e asa de aviões. O seu nome vem de Osborne Reynolds, um físico e engenheiro hidráulico irlandês (1842-1912), que popularizou seu uso. O seu significado físico é um quociente entre as forças de inércia e as forças de viscosidade.
3.2 Osborne Reynolds
Em seus estudos teóricos, em demonstrações e experiências praticas de laboratório, Reynolds demonstrou a existência de três tipos de escoamento, o Laminar, o Transitório, e o Turbulento.
A corrente laminar ou escoamento laminar se caracteriza por um escoamento em camadas planas onde as moléculas do fluido estão aderentes umas as outras, fluindo de maneira organizada onde podemos afirmar que é um escoamento tranquilo, e em camadas paralelas.
Na corrente turbulenta, ou regime turbulento, o escoamento ou vazão é vista com oscilações das moléculas em torno de seu próprio eixo, o que caracteriza uma mistura