Pesquisa sobre Tema e Propósito dos livros do Antigo Testamento
1-Gênesis
Tema: A criação, a queda e a redenção da raça humana através de Jesus Cristo. Em torno disso, centraliza-se toda a revelação divina e verdade das escrituras. O livro é a sementeira de toda a Bíblia e é a correta compreensão de cada parte dela. O Gênesis é a fundação sobre a qual toda divina revelação baseia-se e é construída. E não somente isso, mas entra e forma uma parte integrante de toda a revelação. Cada grande doutrina das Escrituras encontra suas raízes em Gênesis em princípio, tipo ou simples revelação.
Propósito: Revelar ao homem a origem do céu e da terra e de todas as demais coisas. Declarar Deus como um Criador pessoal e mostrar que nada evoluiu através de bilhões de anos. Registrar a história da queda do homem e a presença do pecado na terra como uma introdução para sua lei.
2- Êxodo
Tema: Entre os Judeus antigos, o Pentateuco era na forma de um único livro, e escrito em um único pergaminho, chamado Há-Torah, a Lei, e Sepher-Há-Torah, o Livro da Lei. Na época, ele era dividido em cinco seções chamadas As cinco partes da Lei. O nome de cada seção era a principal palavra ou palavras hebraicas do primeiro vesículo. O título deste Livro era Elle-Shemoth, Estes, pois, são os Nomes, ou simplesmente Shemoth, Nomes.Êxodo significa partida ou sida, referindo-se ao principal evento do Livro, a saída dos filhos de Israel do Egito. A estrutura do Livro nas primeiras frases mostra que se trata de uma continuação de Gênesis. O Livro apresenta outra grande época de Israel. O que Gênesis apresenta em profecia, Êxodo registra na história. Registra o maravilhoso aumento profético de Israel durante os 145 anos entre José e o Êxodo; a perseguição e opressão de Israel no Egito; sua libertação pelo poder de Deus; o êxodo do Egito; a entrega da Lei; a edificação do tabernáculo e o começo do sacerdócio de Arão. Descreve os primeiros anos de vida de Moisés e o seu chamado para tirar o povo de Israel do Egito; fala das pragas que levaram