Dificuldades bíblicas
A Bíblia é inspirada?
Podemos dizer que a bíblia não é inspirada por causa de pequenas divergências nas partes cronológicas, históricas e científicas da Escrituras?
“Uma vez que o propósito primário da Bíblia é desenvolver fé para a salvação (João 20:31), suas seções históricas, biográficas e científicas provêem, muitas vezes, apenas as informações específicas necessárias para atingir esse propósito (João 20:30; 21:25). Apesar de algumas “divergências” isso não significa que as Escrituras não sejam dignas de todo o crédito.” “Toda a Escritura é inspirada por Deus” (II Timóteo 3:16) e nossa compreensão de inspiração deveria sempre preservar esse escopo abarcante.
Tenho razões suficientes para crer que a Bíblia é infalível em seu propósito salvífico e confiável em seu completo inter-relacionamento temático. As Escrituras “existe unidade em seu tema – Jesus Cristo, Sua cruz e Sua coroa. Existe completa harmonia de ensinamentos – as doutrinas do Antigo Testamento e as do Novo são as mesmas. Existe unidade de desenvolvimento – uma constante progressão desde a criação e a queda, até a redenção e a restauração final. Existe unidade na coordenação das profecias.”, ou seja a doutrina bíblica é inalterável e coesa desde Gênesis a Apocalipse.
A Bíblia reivindica para si uma natureza integral e abrangente, formando uma unidade indivisível (Mateus 4:4; Apocalipse 22:18, 19), e apontando para a salvação como seu objetivo (João 20:31; I Coríntios 10:11). Além disso, a Escritura descreve a salvação como uma ampla realidade histórica, relacionada a todos os demais temas bíblicos. E é precisamente esse inter-relacionamento temático geral que torna quase impossível para alguém falar da Bíblia em termos dicotômicos, como confiável em alguns tópicos e não em outros.
A bíblia tem um tema JESUS CRISTO e sua OBRA SALVIFICA. Esse tema foi guardado por Deus! Quanto ao conteúdo histórico cronológico e cientifico a pequenas divergências que em nada afetam a