Pesquisa sobre satisfação em cursos de graduação
LUCAS MOCELIM CORREA
O INGRESSO NA FACULDADE, FATORES DE INFLUÊNCIA NA ESCOLHA E ADAPTAÇÃO.
Itajaí
2015
LUCAS MOCELIM CORREA
O INGRESSO NA FACULDADE, FATORES DE INFLUÊNCIA NA ESCOLHA E ADAPTAÇÃO.
Trabalho apresentado como requisito parcial da disciplina _______________ à professora __________, docente do curso de Administração da Universidade do Vale do Itajaí – Centro de ___________.
Itajaí
2015
RESUMO Na atualidade obter um diploma de ensino superior pode ser o diferencial no mercado de trabalho, além de representar um nível maior de intelectualidade e experiências acadêmicas. Dentre a maioria dos acadêmicos encontram-se os jovens, motivados pelas perspectivas de futuro e mercado de trabalho, geralmente a maior motivação para o ingresso na universidade são esses, porém o fator família, vocação e área de atuação são fatores de influência. Neste estudo foi investigado o que motivou os acadêmicos à escolha de seus respectivos cursos e sua satisfação com o mesmo através de um questionário direto. Os resultados mostraram que a maioria era do sexo feminino, entre 20 à 24 anos, entraram no curso pelas perspectivas de futuro e mercado de trabalho, sendo a maioria estudantes do primeiro ao terceiro período e satisfeitos com seus cursos. Concluiu-se que os resultados estão relacionados ao fato de que os estudantes sejam novos, estão nos períodos iniciais e veem o curso como uma boa perspectiva de futuro.
INTRODUÇÃO
Segundo Pascarella & Terenzini (2005) as experiências e convivências no primeiro ano de universidade são de fundamental importância para permanência do acadêmico no decorrer curso, sendo que os quais já passam por dificuldades na escolha do curso, pela área a qual se identificam e que possam se habituar-se no futuro. A escolha por um curso de ensino superior nem sempre é a preferida pelo egresso, ou a que ele mais se identifica, diversos fatores podem interferir